CNN MULTICHOICE AFRICAN JOURNALIST AWARDS 2009

PRESS RELEASES
1995 - 2008 Finalists and Winners

JORNALISTA AFRICANO 2008 CNN MULTICHOICE FINALISTAS ANUNCIADOS

Os finalistas do prestigiado concurso Jornalista Africano 2008 CNN MultiChoice foram anunciados hoje por Azubuike Ishiekwene, Presidente do júri independente. O concurso, já na sua 13ª edição, recebeu um número recorde de participações de toda a África.

Este ano, o concurso recebeu 1912 entradas de 44 países de todo o continente, incluindo a África francófona e lusófona.

Há 23 finalistas oriundos de 14 países:

• Lucas Ajanaku, TELL Magazine, Nigéria
  • Barbara Angopa, NTV, Uganda
  • Deji Badmus, Channels Television, Nigéria
  • Marjorie Copeland, freelancer para a Marie Claire, África do Sul
  • Kennedy Gondwe, freelancer para a Hone FM, Zâmbia
  • John Grobler, freelancer para o The Namibian, Namíbia
  • Israel Laryea, Joy FM, Gana
  • Fernando Lima, Jornal Savana, Moçambique
  • Emmanuel Mayah, Sun Newspaper, Nigéria
  • Mwondoshah Mfanga, The Guardian, Tanzânia
  • Richard Mgamba, Sunday Citizen Newspaper, Tanzânia
  • Peter Moyo, e.tv, África do Sul
  • Bamuturaki Musinguzi, The EastAfrican Newspaper, Uganda
  • Mutwiri Mutuota, Kenya Times, Quénia
  • Boniface Mwangi, The Standard, Quénia
  • Koumouréoua Issa Napon, Radio Télévision du Burkina, Burquina Faso
  • Evaline Ngono, Cameroun Radio Télévision, Camarões
  • Daniel Nkrumah, Daily Graphic, Gana
  • Godwin Nnanna, BusinessDay, Nigéria
  • Nassima Oulebsir, Le Jeune Indépendant, Argélia
  • Hopewell Rugoho-Chin'ono, Television International, para a Zimbabwe Broadcasting Corporation, Zimbabué
  • Seyoum Tsehaye, Eritreia
  • Sasha Wales-Smith, serviço especial, SABC, África do Sul

Os vencedores do concurso serão anunciados em cerimónia solene, a realizar no State Banquet Hall, Osu, em Acra, no Gana, sábado, dia 19 de Julho.

A apresentadora da cerimónia será Zain Verjee, correspondente da CNN, a quem se juntará no palco Soni Irabor, personalidade conhecida da televisão nigeriana e apresentador de um "talk show".

Ao anunciar os finalistas, Azubuike Ishiekwene declarou: "Acompanhei o Prémio CNN MultiChoice durante os últimos quatro anos e assisti ao seu crescimento gradual. Tornou-se referência fundamental de excelência nos prémios de jornalismo no continente africano, em especial para os jovens profissionais que querem marcar a diferença. Cada vez mais, as inscrições reflectem as necessidades do continente, tendo repercussões de longo alcance."

O júri independente, presidido por Azubuike Ishiekwene, Director Executivo da Punch Nigeria Limited, é constituído por Ferial Haffajee, Chefe de Redacção, Mail & Guardian, África do Sul; Joel Kibazo, jornalista e consultor de comunicação social; Arlindo Lopes, Secretário-geral da SABA - Southern African Broadcasting Association; Sophie Ly Sow, Directora Regional das Comunicações da Oxfam/África Ocidental; Kim Norgaard, chefe do gabinete da CNN em Joanesburgo; Brahima Ouedraogo, Repórter/Produtor Sénior de Rádio, Radio Nationale du Burkina e Anna Umbima, jornalista e apresentadora. Filipe Correia de Sá, Produtor Sénior da BBC World Service, foi convidado a integrar o júri da categoria Lusófona.

O concurso é realizado em parceria com a MultiChoice e em colaboração com a Fundação da Família Henry J. Kaiser. Entre os prestigiados patrocinadores contam-se as seguintes empresas: Celtel; Coca-Cola África; Ecobank; Direcção de Turismo do Gana; Holiday Inn em Acra; IPP Media, Tanzânia; MIH Print Africa; Merck Sharp & Dohme (MSD); Safebond Africa Ltd; Global Media Alliance e Camerapix.

Tony Maddox, vice-presidente executivo e director geral da CNN International, declarou: "Assistimos todos os anos a um saudável aumento das inscrições para o Prémio Jornalista Africano CNN MultiChoice provenientes de um vasto conjunto de países de todo o continente. A qualidade e a excelência dos trabalhos apresentados continuam a aumentar de ano para ano, garantindo que o concurso de 2008 manterá o seu lugar como o Prémio pan-africano mais prestigiado para jornalistas."

Eben Greyling, CEO da MultiChoice Africa, declarou: "O prémio tornou-se a referência de excelência para os meios de comunicação social pan-africanos. O nosso investimento realça o empenho activo da MultiChoice Africa para com o desenvolvimento de um meio de comunicação social eficaz e valioso no continente. Orgulhamo-nos de estar associados ao prémio de jornalismo mais antigo e mais diversificado do continente."

Sobre o prémio
O Prémio Jornalista Africano do Ano da CNN foi fundado em 1995 por Edward Boateng (antigo Director Regional Africano da Turner Broadcasting System Inc., empresa-mãe da CNN) e pelo falecido Mohamed Amin, com vista a reconhecer e incentivar a excelência no jornalismo em toda a África.

Nota para os Editores: Critérios do Concurso
O concurso Jornalista Africano 2008 CNN MultiChoice está aberto a jornalistas profissionais africanos (incluindo, mas não exclusivamente, freelancers africanos) que trabalhem no continente para organizações de comunicação social de propriedade africana que tenham sede no continente africano e que produzam uma publicação impressa ou uma transmissão por meio electrónico (difusão televisiva, difusão radiofónica ou website) destinada, sobretudo, ao público africano e recebida pelo mesmo.

Os materiais apresentados foram publicados ou transmitidos em 2007 e inscritos nas seguintes categorias de prémios:

Prémio de Turismo; Artes e Cultura; Economia e Negócios; Ambiente, Prémio África da Imprensa Livre; Prémio MSD para a Saúde e Questões Médicas; Prémio da Fundação da Família Henry J. Kaiser para a Excelência da Reportagem sobre VIH/SIDA em África; Prémio MIH África para a Imprensa - Melhor Artigo Publicado em Revista; Prémio Mohamed Amin para Fotografia; Prémio Jornalista de Imprensa; Rádio - Notícias Gerais; Desporto; Televisão - Notícias Gerais - Reportagem/Questões Actuais; Televisão - Notícias Gerais - Noticiário; Notícias Gerais Francófonas - Imprensa; Televisão e/ou Rádio e Notícias Gerais Lusófonas - Imprensa/Fotografia/Rádio e TV.

www.cnn.com/africanawards
Emitido: Quinta-feira, 15 de Maio de 2008

Para mais informações, contactar:
CNN International: Joel Brown +44 20 7693 0967 joel.brown@turner.com
MultiChoice Africa: Caroline Creasy + 27 11 289 3081 ccreasy@multichoice.co.za
MultiChoice South Africa: Marilyn Watson +27 11 289 3062 mwatson@multichoice.co.za

Home  |  World  |  U.S.  |  Politics  |  Crime  |  Entertainment  |  Health  |  Tech  |  Travel  |  Living  |  Money  |  Sports  |  Time.com
© 2014 Cable News Network. Turner Broadcasting System, Inc. All Rights Reserved.