International Edition
Search
CNN.com Home Page -
CNN MULTICHOICE AFRICAN JOURNALIST AWARDS 2009
HOME
INTRODUCTION
COLLECTION POINTS
CATEGORIES
RULES OF ENTRY
PRIZES

FREE PRESS AFRICA NOMINATION FORM

ENGLISH ENTRY FORM
FRENCH ENTRY FORM
PORTUGUESE ENTRY FORM

PRESS RELEASES
1995 - 2008 Finalists and Winners


Janeiro 2006

A CNN E A MULTICHOICE APRESENTAM OS PRÉMIOS PARA O JORNALISTA AFRICANO DO ANO 2006, EM MOÇAMBIQUE

Nova Categoria de Prémio anunciada para Jornalismo sobre HIV/SIDA

A CNN e a MultiChoice África vão apresentar os "Prémios para o Jornalista Africano do Ano 2006" na cidade de Maputo, em Moçambique. Os vencedores destes prestigiosos Prémios Anuais, agora na sua décima primeira edição, distinguem jornalistas Africanos que serão reverenciados durante uma cerimónia de gala.

Chris Cramer, Director de Gestão da CNN International, afirmou: "Estamos imensamente satisfeitos pelo facto dos Prémios CNN-MultiChoice para o Jornalista Africano continuarem a movimentar-se pelo Continente, e se realizarem em 2006 na cidade de Maputo.  Isto prova o empenho da CNN e sua associada, a MultiChoice África, no desenvolvimento do jornalismo em África e na expansão desta competição verdadeiramente pan-africana. Estamos certos que esta cerimónia de entrega de Prémios para 2006 será uma das mais memoráveis." Outros países que anteriormente acolherem os Prémios foram o Gana, África do Sul e Quénia.

Eben Greyling, Director Geral da MultiChoice África, afirmou: "Estamos satisfeitos por podermos novamente associar-nos à CNN a fim de celebrarmos e reconhecermos a excelência no jornalismo Africano. A realização do evento este ano, em Moçambique, vai reflectir a diversidade da nossa actividade no Continente e o nosso empenho no desenvolvimento e expansão de um sector mediático aberto e livre em África. Aguardamos com interesse a oportunidade de celebrarmos a verdadeira excelência no jornalismo, a décima primeira Edição destes Prémios e, uma vez mais, a nossa associação com a CNN."    

O distinto painel de júri para os Prémios de 2006 foi também anunciado, sendo a apreciação dos trabalhos feita em Londres de 27 de Abril a 1 de Maio de 2006. Os membros do júri, confirmados até à data para 2006, são a Dra. Doyinsola Abiola, Directora de Gestão da Concord Press da Nigéria, Joel Kibazo, Director de Comunicações e Assuntos Públicos na Secretaria da Comunidade das Nações, o Correspondente da CNN em África, Jeff Koinange, Arlindo Lopes, Jornalista Sénior em Moçambique e Anna Umbima, Radialista e Jornalista. (Detalhes sobre os membros de júri da África Francófona serão incluídos se estiverem disponíveis a tempo.)

A competição engloba 15 categorias.  Este ano foi instituído um Prémio novo, o Prémio da Fundação da Família de Henry J. Kaiser para Jornalismo sobre HIV/SIDA.Este prémio vai reconhecer excelência em reportagem sobre o HIV/SIDA em África e, especialmente, o vasto impacto que tem esta epidemia sobre os diversos sectores da sociedade, sobre indivíduos, comunidades e nações, e a resiliência da reacção Africana à epidemia.

A competição realiza-se em associação com a South African Airways.  Outros prestigiosos patrocinadores do Jornalista de África 2006 são o Banco Africano para o Desenvolvimento, Camerapix, Celtel, Global Media Alliance, Johnnic Communications (Johncom), IPP Media, Merck Sharp & Dohme (MSD), e a Safebond Company Africa Limited.

O grande Prémio CNN - MultiChoice Jornalista de África inclui um programa profissional de três semanas no Centro da CNN em Atlanta, com passagens gratuitas oferecidas pela South African Airways e um prémio em dinheiro; juntamente com o prémio atribuído aos vencedores de todas as categorias, e que consiste da participação num programa de quatro dias para os finalistas, os premiados recebem um computador portátil (laptop), um modem e uma impressora e um prémio adicional em dinheiro.

Poderá obter mais informações sobre a Competição CNN - MultiChoice Jornalista de África 2006, no site www.cnn.com/africa/africanawards

Contactos:

CNN Internacional:  Claudia Coles + 44 207 693 0946claudia.coles@turner.com

                                    Justine Bower +44 207 693 0968 justine.bower@turner.com

MultiChoice Africa: Caroline Creasy + 27 11 289 3081 ccreasy@multichoice.co.za

Nota aos Editores:

Sobre a CNN

A CNN International é um de 23 serviços da CNN disponíveis em todo o mundo e que é vista em 15 milhões de residências no continente Africano.  Não se trata apenas de um serviço televisivo, porque a  CNN News está disponível através de uma vasta gama de novos serviços mediáticos, incluindo o CNN.com International, a já galardoada página da Internet.Desde que foi lançada a competição para o Jornalista de África há 11 anos, a CNN tem usado o mesmo como modelo para estender as competições de jornalismo até à Índia, Coreia, América Latina, Brasil e Alemanha, como parte do seu empenho que visa apoiar a diligência dos jornalistas em todo o mundo.

Sobre a MultiChoice África

A MultiChoice Africa Limited é uma plataforma de televisão por assinatura oferecendo múltiplos canais de África, da América, da Ásia e da Europa. Através do seu Bouquet Nobre, oferece excelente entretenimento televisivo aos assinantes em 49 países do continente Africano e Ilhas do Oceano Índico. 

As actividades incluem os serviços de gestão de assinantes e a administração de uma plataforma de televisão por satélite que oferece o bouquet Nobre - a DStv, consistindo de uma vasta selecção de canais de vídeo e áudio a funcionarem 24 horas por dia. Adicionalmente, foram criados diversos bouquets de línguas específicas na DStv, incluindo Francês, Indiano e Português, a fim de servir as diferentes culturas linguísticas no continente Africano.

A MultiChoice África desenvolve a sua actividade através de quatro satélites, que cobrem o continente Africano, incluindo o satélite Pas 10 para a Banda-C que cobre toda a África, o satélite Eutelsat W4 da Banda KU, que cobre desde o Senegal no Ocidente até às Maurícias no Leste, o satélite SESAT sobre a África Central e o Satélite Pas 7 para a Banda KU, que cobre a África Austral. 

Introduzindo uma plataforma de tecnologia dinâmica que reúne uma excelente gama de bouquets assentes na perspectiva de notícias da actualidade, para além de excelentes canais de filmes e desporto, a MultiChoice África consegue oferecer um serviço de significativo valor aos assinantes e consumidores de televisão.

A MultiChoice Africa Limited é uma companhia registada sediada nas Maurícias e é uma subsidiária e propriedade total do Grupo Naspers, listado na Bolsa de Valores de Joanesburgo e NASDAQ.

Sobre os membros do júri:

Dra Doyinsola Abiola

Directora de Gestão/Editor Chefe da Concord Press, Nigéria

A Dra. Abiola ocupa o cargo de Editor Chefe da Concord Press da Nigéria desde 1980. Antes disso, trabalhou para o jornal Daily Times na Nigéria e, previamente, para a Sketch Newspapers.

A Dra. Abiola foi a primeira mulher Nigeriana a ocupar o cargo de Editor de um jornal nacional Nigeriano, o National Concord, e foi a primeira mulher Nigeriana a ser membro da sociedade Eisenhower em 1986.

A Dra. Abiola é membro do painel de júri desde 2001, incluindo um termo de três anos como Presidente do mesmo.

Joel Kibazo

Director de Comunicações e Assuntos Públicos na Secretaria da Comunidade das Nações, Londres

Joel Kibazo, do Uganda, é Director de Comunicações e Assuntos Públicos, e é porta voz da Secretaria da Comunidade das Nações, à qual se juntou após mais de uma década como jornalistado Financial Times.

Joel escreveu tanto para a Rádio como para a Televisão, incluindo a BBC, e leccionou sobre media em África e no Reino Unido.

Joel é membro de longa data no painel de júri e, no ano passado, assumiu a Presidência da mesa para o décimo aniversário destes Prémios.

Jeff Koinange

Correspondente da CNN em África

Jeff Koinange, do Quénia, é o Correspondente da CNN em África. Antes disso, foi chefe do Gabinete da CNN em Lagos.Antes de se juntar à CNN, Koinange havia trabalhado para a Televisão Reuters, fazendo cobertura da maior parte do Continente Africano, tendo também ocupado o posto de Produtor Chefe para a região da África Austral. A sua carreira foi iniciada com a cadeia ABC News em Nova Iorque.

Este será o quinto ano em que Jeff Koinange faz parte do painel de Júri.

Arlindo Lopes

Jornalista Sénior, Moçambique

Arlindo, ex-Presidente da União da Organização das Rádios e Televisões Nacionais de África (URTNA), e ex-Presidente e Director Geral da Televisão de Moçambique (TVM),  é jornalista há mais de 30 anos, com experiência ligada aos principais canais mediáticos de notícias em Moçambique, incluindo o jornal diário Noticias (como repórter, editor de notícias e director), o jornal dominical "Domingo" e a revista semanal "Tempo".

Desempenhou também um cargo público como Director Nacional (Secretário Permanente) no Ministério da Informação (1987-1994) e Director para Informação no Gabinete do Primeiro Ministro (1995-2002).

Anna Umbima

Personalidade de radio e televisão e Jornalista

Anna Umbina tem atrás de si uma longa e diversificada carreira no jornalismo de radiodifusão, como apresentadora, produtora e correspondente estrangeira. Ao longo dos últimos vinte anos, trabalhou para a BBC World Service, BBC African Caribbean Unit e BBC News.  Foi também directora de produção para o lançamento da Televisão do Botsuana.

De ascendência ganesa, trabalhou extensivamente no continente Africano, incluindo quatro anos como correspondente estrangeira para a rádio no Zimbabué. O seu vasto portfólio profissional inclui oficinas de trabalho para jornalistas na Nigéria e no Gana.

Search
© 2007 Cable News Network.
A Time Warner Company. All Rights Reserved.
Terms under which this service is provided to you.
Read our privacy guidelines. Contact us. Site Map.
Offsite Icon External sites open in new window; not endorsed by CNN.com
Pipeline Icon Pay service with live and archived video. Learn more
Radio News Icon Download audio news  |  RSS Feed Add RSS headlines